*

 

Quem sou eu

 

 

 

Página inicial

 

Quem sou eu

Meu nome é Martha Argel. Paulista e paulistana, bióloga com um doutorado em ecologia de aves, escritora de literatura fantástica, crônicas e divulgação científica. 

 

Trabalho como consultora em meio ambiente, participando em estudos de impacto, planos de manejo e coisas assim. Minha especialidade são os estudos de fauna. Gosto muito dessa área de atuação. Viajo com freqüência, tenho contato com profissionais de diversas áreas e estou sempre aprendendo coisas interessantes.

 

Desde 2005 estou coordenando o Projeto Aves do Brasil, da Wildlife Conservation Society, cuja missão é disseminar em nosso país o interesse, o amor e o orgulho por nossa riquíssima fauna de aves, e dessa forma estimular a participação das pessoas a conservação do meio ambiente.

 

Como escritora de divulgação científica, tenho três livros:

-- Maravilhas do Brasil: Aves (Escrituras, 2005), com fotos de Fábio Colombini e textos meus.

-- Voando pelo Brasil (Cuca Fresca, 2004)

-- Aves urbanas (Estação Ciência, 1987)

 

Em Literatura Fastástica, até o momento são seis meus livros publicados:

-- O livro dos contos enfeitiçados (Landy, 2006)

-- Olhos de gato (Writers, 2005)

-- O vampiro de cada um (ed. da autora, 2003)

-- Relações de sangue (Novo Século, 2002)

-- Lugar de mulher é na cozinha (Writers, 2000), como organizadora

-- Contos improváveis (Writers, 2000)

 

Minhas publicações incluem ainda contos e crônicas em revistas, jornais e sites na internet, além de artigos científicos e de divulgação.

 

      

Adoro observar aves e viajar, em especial pela América do Sul. Quando não estou a trabalho, prefiro viajar sozinha. Dá pra conhecer mais gente e prestar mais atenção nos lugares. Meus destinos preferidos: lá fora, os Andes e a Patagônia. No Brasil, a serra da Mantiqueira, em especial o Itatiaia e Campos do Jordão.

 

Tenho um interesse voraz por uma infinidade de assuntos, que incluem história natural, história, geografia, pintura, arquitetura, lendas brasileiras e línguas, em especial as românicas.

 

Alguns autores de que gosto, sem qualquer ordem de preferência: José Saramago, Gerald Durrell, Terry Pratchett, Jack Vance, Laurell K. Hamilton, Tanya Huff, Kurt Vonnegut, Charlaine Harris, Luis Fernando Verissimo, Stephen J. Gould, Umberto Eco, Eça de Queiroz, Kim Harrison, Arturo Perez-Reverte, Andrea Camilleri, Bioy Casares.

 

Quanto à música: gosto de música erudita, em especial barrocos como Vivaldi, Corelli, Albinoni; também curto música étnica, como os galegos Xosé Manuel Budiño e Milladoiro, o português Madredeus, a chinesa Dadawa e os brasileiríssimos Almir Sater, Ivan Vilela e Levi Ramiro; e rock, sempre muito rock!!! Echo & The Bunnyman, Cocteau Twins, The Sundays, Violeta de Outono, Dead Can Dance estão entre minhas trilhas sonoras de todas as horas...

 

Sou maluca por cachorros, em particular os pequenos, de pelo curto e preto e brancos. Minha raça preferida é o fox paulistinha. No momento tenho o Thor, um s.r.dezinho (sem raça definida) que se encaixa perfeitamente nos requisitos acima, e que alguém já até chamou de "fox paulistinha toy".

 

Meus pratos preferidos são aqueles que levam queijo ou chocolate na receita. 

 

 

Entre em contato comigo!

  marthaargel@gmail.com

  titaargel@ig.com.br

  titaargel@swissinfo.org 

  http://vampirapaulistana.blogspot.com  

 

 

alto da página