*

 

Ornitologia

 

 

 

Página inicial

 

Ornitologia

 

Assuntos

Aves urbanas

Frugivoria por aves

Ciência para todos

Restingas

Conservação

Diversos

 

Meus textos & artigos

Publicações

Resumos em congressos 

 

Meu currículo

 

Links

Contato

 

 

 

Ornitologia no Brasil

 

Ainda existe um longo caminho a percorrer antes que possamos dizer que conhecemos as aves brasileiras tão bem quanto é necessário para garantir sua conservação e sua sobrevivência, e para garantir que ainda estejam todas por aí quando nossos bisnetos nascerem.

 

Na verdade, não há como negar que já existe uma boa quantidade de conhecimento sobre a biologia, o comportamento e a distribuição das aves em nosso país. Mas existe um detalhe pitoresco (e preocupante!) a ser considerado: o número de espécies de aves que existe no território nacional ainda é superior ao número de cientistas dedicados a seu estudo!

 

No meu ponto de vista, é necessário aumentar o número de pessoas -- cientistas ou não cientistas, não importa -- interessadas o suficiente pelas aves a ponto de fazerem observações em campo, registrar dados e reunirem-se com outras pessoas para a troca de experiências e informações. E, tão importante quanto isso, dispostas a tomarem atitudes concretas para a conservação do ambiente e da fauna. Para mim, o caminho mais cidadão e eficiente de preservar o patrimônio natural de um país é a democratização da informação: a linha direta entre o acadêmico, aquele cientista que no isolamento de seu laboratório gera o conhecimento, com a população, os milhões de professores, técnicos em meio ambiente, crianças e pessoas comuns do dia-a-dia que gostam de passarinhos mas não têm como conhecer melhor (e apaixonar-se mais!) por esses bichos.

 

Com esta página espero fazer um pouco da minha parte: tornar disponível um pouquinho da informação que juntei em mais de vinte anos de estudo desses bichos apaixonantes, as aves. Espero que você goste e aproveite!

 

 

alto da página